terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A melhor canção de sempre do Festival da Canção

Este ano a RTP teve uma ideia fantástica (na minha modesta opinião): encontrar a melhor canção de sempre do Festival da Canção.
Antes da edição deste ano do Festival da Canção, pretendeu-se homenagear as canções vencedoras do Festival. As 44 canções foram apresentadas em quatro noites, com carácter eliminatório. Das 11 canções apresentadas em cada noite, 3 eram apuradas para a grande final.
Vamos fazer uum exercício simples. Lembram-se d' O Conquistador? D' A Oração? E d' A Desfolhada?? E agora quem se lembra de canções como Amar, Dança comigo, Foi magia ou Senhora do Mar?
Confesso que de há uns anos para cá não ligo rigorosamente nada ao Festival da Canção. Aquele espectáculo que prendia milhares de pessoas à televisão há muito que se perdeu e as canções deixam muito a desejar. Letras sem conteúdo, vazias, ritmos sempre iguais, inglês misturado com a língua mãe...
Apesar de não ter visto na íntegra estas cinco galas, adorei relembrar todas as músicas que fui conseguindo ver e na final comentava com a minha mana qual eram as nossas canções favoritas. As nossas escolhas recaíam para A Desfolhada, Sol de Inverno ou E Depois do Adeus. E quem ganhou?! Senhora do Mar, canção da edição do ano passado cantada por uma moça saída da Operação Triunfo e de quem nunca mais se ouviu falar. É fácil fazer homenagens póstumas aos artistas, mas porque raio não se fazem estas homenagens quando eles ainda são vivos?! Como é que uma música que, a meu ver, nada dá ao seu país ganha a canções que foram marcos na história portuguesa??
Deixo aqui aquela que para mim é uma das melhores canções do Festival da Canção: Sol de Inverno interpretada por Simone de Oliveira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que a participação de Portugal no ano passado foi optima.

Era uma boa musica com raízes portuguesas e com alma, tlvez um pouco dramatica d+, mas definitivamnt diferente e especial.

A Vania foi considerado pela Imprensa da Eurovisão como a melhor cantora no ano d 2008.

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Esqeci-me d referir uma coisa.

Talvez não merecesse ganhar esta competição. ;)