quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A facilidade cinematográfica e a falta de actores

Há uns (bons) anos atrás era complicado produzir um filme português. Não havia dinheiro, os subsidios estatais demoravam a chegar e, na maior parte das vezes, era insuficiente. O tempo que distanciava entre o fim da rodagem e a sua estreia numa sala de cinema era enorme, chegando, por vezes, a rondar os 12 ou mais meses.
Hoje em dia, os filmes são feitos quase em produção contínua. Rodagens que duram um mês e passados 3 meses ei-los numa sala de cinema.
Há umas semanas atrás, em duas das nossas estações televisivas, vi um grupo de actores a fazer divulgação de um filme que ia estrear nessa 5ª feira próxima. Um grupo de bons actores, que contaram a história do filme e responderam a todas as perguntas que os apresentadores lhes fizeram.
Hoje liguei a tv e tive um dejá-vú. Um grupo de actores a falar dum filme que estreou há dias. Até aqui tudo bem, se não fosse o facto de os actores serem quase os mesmos que estavam semanas antes a falar do outro filme. Mas não há mais ACTORES? Têm que ser sempre os mesmos??? Claro que é sempre uma mais valia ter uma Claudia Vieira num filme, mas não haverá um problema de desgaste de imagem?
E todos aqueles actores que neste momento estão sem emprego? Aqueles actores que estudaram, frequentaram o conservatório, sabem todas as técnicas que devem saber. Esses o que andam a fazer??
Valerá a pena produzir filmes portugueses com um guião, uma história e um núcleo de actores idênticos de forma desenfreada?
Claro que podem lançar números. Não sei quantos mil portugueses foram ver o Crime do Padre Amaro (lógico! Ver a Soraia Chaves despida faz as delícias de qualquer homem). Alguém foi ver o Mistério da Estrada de Sintra?
Temos que inovar, claro. Temos que desenvolver a nossa indústria cinematofráfica, lógico. Mas também seria boa ideia ter dois dedos de testa e alguma criatividade.

1 comentário:

genoveva disse...

pois é! já nas novelas é o mesmo! ja n percebo quantas novelas da tvi é que os actores fazem de seguida, acabam umas e começam outras!
e depois só contratam gajas que se despem!
pois fiquem sabendo: que sou bem mais bonita que a soraia chaves! a unica coisa é que nao me dispo, se não...ui!