sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Operadora de caixa licenciada

Habilitações literárias: licenciatura
Profissão: operadora de caixa

Não tive a sorte de nascer numa família rica, portanto o significado da palavra "trabalho" sempre esteve presente no meu vocabulário.
Felizmente não tive que ir trabalhar logo aos 16 anos, mas quando os estudos começaram a correr menos bem não tive qualquer problema em me sentar a uma caixa de supermercado.
Já se passaram 6 anos e uns "pózes" e muita coisa mudou... Para além do sistema informático, das regras, das formas de trabalho, também os clientes mudaram e as suas atitudes para com quem trabalha num supermercado.
Mandam as regras da boa educação (pelo menos aquelas que me foram transmitidas pelos meus paizinhos) que quando chegamos a um local devemos cumprimentar as pessoas que lá estão com um "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" e quando vamos embora devemos dizer, pelo menos, "obrigada" Mas agora parece que estas regras apenas se aplicam a quem está na caixa a atender os clientes. Este esquece-se, muitas vezes, destas pequenas palavras e, outras vezes, ainda conseguem ser bastante antipáticos e arrogantes pensando, muito provavelmente, que são superiores a quem os está ali a atender. Mas sabem eles alguma coisa da minha vida ou da vida de alguém que ali trabalha?! 99% nem sonham que eu só estou a trabalhar ali anquela caixa porque não encontro trabalho na minha área... Muitos dos que pensam que são superiores, muito provavelmente, deverão ter o 12º ano... São superiores no quê?!

Qual é a dificuldade em tratar de forma igual quem nos rodeia??

Há muito boa gente que devia ter aulas de boa convivência...
Não é a profissão, o estatuto social ou o dinheiro que nos torna melhor ou piores pessoas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Como te dou razão!!!!!!

A minha vida foi sempre pautada em mostrar que ninguém é superior a ninguém e que por detrás de um balcão ou numa caixa de supermercado pode estar uma pessoa de muito VALOR e até, possivelmente, muito mais inteligente do a que está do outro lado.

Parabéns pelo texto. Gostei de te ler!